quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

OS ESPECIALISTAS


A importância do time de especialistas é gigantesca. Mesmo que passem a maior parte do tempo fora de campo, uma vez dentro, sua participação é fundamental de duas maneiras: troca de posse de bola, quando falamos dos Punts e Kickoffs e na marcação de pontos, nos Field Goals e Pontos Extras.

Long Snapper – LS
Camisa: Indefinido


Em campo: 1

O Long Snapper (LS) é o responsável por iniciar uma jogada de chute, passando a bola para trás, por baixo de suas pernas, em direção ao Holder (H) (em  caso de chute de pontuação) ou ao Punter (P) (em caso de chute de devolução).

É uma tarefa mais difícil do que parece, já que o  Long Snapper (LS) deve acertar o passe exatamente nas mãos de um jogador para o qual não está  olhando e que está posicionado 7 jardas atrás (no caso de um chute  de Ponto Extra ou Fiel Goal) ou até 15 jardas recuado (no caso de um Punt).

Esta é certamente a posição de menos glamour do futebol americano. Quase nunca o nome do  Long Snapper (LS) é lembrado, exceto nos casos  em que ele comete um erro.
Holder – H
Camisa: Indefinido


Em campo: 1
Seu trabalho é receber a bola e apoiá-la de pé contra o solo para que o Kicker (K) a chute.

Por ter um papel muito pequeno, não existe um jogador especialista na posição. Normalmente o Quarterback (QB) reserva assume a tarefa.  Há uma razão para isso: se algo der errado no snap e o Kicker (K) não puder  chutar, o Holder (H) pode tentar lançá-la para alguém. Além disso, torna-se  possível executar as chamadas Tricky Plays (jogadas surpresas), em que  apenas finge-se um chute para, na verdade, tentar um passe.

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Place Kicker ou Kicker (chutador) – PK ou K
Camisa: 1-19


Em campo: 1
 
O Kicker (K) é o responsável pelo Kickoff (chute de inicio ou reinício de partida), Ponto Extra (chute após um Touchdown (TD), que vale um ponto se passar pelas traves),  e pelo Field Goal (chute que vale três pontos se passar entre as traves).  Ele entra em campo apenas para essas três tarefas. O ápice da carreira de  um Kicker (K) é poder chutar o Fiel Goal da vitória.

O termo Field Goal Range é muito comum no Futebol Americano. Ele indica a distância máxima em que existe chance real de um Kicker (K)  acertar seu chute. Essa distância, obviamente, varia de chutador para  chutador, mas, em média, é de 50 jardas. Mas é  preciso lembrar que  as traves ficam no fundo da Endzone (a 10 jardas do fim do campo  de jogo) e que, durante o procedimento padrão de chute, a bola é  recuada, em média, 7 jardas do ponto onde foi iniciada a jogada. Assim,  considere-se que um time está em Field Goal Range quando ele consegue  levar a bola até a linha de 33 jardas do adversário.

O futebol americano influenciou muito os Kicker (K) a partir dos anos 60. Até então, usava-se o estilo Straight-Ahead (para os brasileiros, é o  famoso “chute de bico”). Tão logo a bola era apoiada no chão pelo  Holder (H), o chutador vinha em linha reta e acertava a bola com a ponta da chuteira. O chutador Lou “The Toe” Groza, que jogou no Cleveland  Browns de 1947 a 1967 e hoje está no Hall da Fama, acertou apenas  58% dos chutes ao longo de sua carreira usando o chute de bico. Em meados  dos anos 60, surgiu o Soccer Style, graças ao Kicker (K) Pete Gogolak, que  era descendente de Húngaros e fã da bola redonda. Hoje, só se usa esse  modo de chutar, que se caracteriza pela corrida em diagonal, usando o  peito do pé para atingir a bola – como um jogador de soccer ao  cobrar uma falta. A eficiência aumentou drasticamente e, atualmente,  um índice de 90% é comum.

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Punter – P
Camisa: 1-19


Em campo: 1
 

O Punter (P) é o chutador acionado para devolução da posse de bola. Ou seja, não visam anotar pontos, mas sim colocar o adversário em  uma posição de campo desconfortável ao adquirir a posse de bola.  Ao contrário do Kicker (K), que chuta com a bola apoiada no chão, o Punter (P)  deve segurar a bola, soltá-la e chutá-la ainda no ar.

Algumas características denotam a habilidade de um Puntar. A primeira é o chamado Hang time. Esse termo refere-se ao tempo em que a bola  fica no ar após ser chutada. Quanto maior ele for, melhor para o time que  está chutando, pois seus jogadores poderão se aproximar mais  do Kick Returner adversário.

Outra virtude de um bom Punter (P) é colocar a bola Inside Twenty. Ou seja, executar o chute de forma que a bola caia além da linha de 20 jardas  do adversário e “morra” por ali, sem sair para a Endzone (que causaria  um Touchback).

Os melhores Punters (P) costumam ser exímios na arte do Coffin Corner (expressão que significa, ao pé da letra, “canto do caixão”). Isto significa  chutar a bola de modo que ela saia pela lateral de campo, entre a linha  de 5 jardas e a Endzone adversária – o que deixa o time oposto em  péssima situação de campo no início de sua campanha de ataque.

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Kick Returner (retornador) – KR
Camisa: Indefinido
Em campo: 1-2

O retornador tem como objetivo receber a bola chutada pelo adversário em um Kickoff ou Punt e correr o mais rápido que puder, carregando-a  para dentro do território adversário.

Normalmente, o Kick Returner (KR) é um jogador rápido e ágil, que durante a partida costuma atuar como Running Back (RB), Wide Receiver (WR) ou até mesmo Cornerback (CB).

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