A importância do time de especialistas é gigantesca. Mesmo que passem a maior parte do tempo fora de campo, uma vez dentro, sua participação é fundamental de duas maneiras: troca de posse de bola, quando falamos dos Punts e Kickoffs e na marcação de pontos, nos Field Goals e Pontos Extras.
Long Snapper – LS
Camisa: Indefinido
Camisa: Indefinido
Em campo: 1
O Long Snapper (LS) é o responsável por iniciar uma jogada de chute, passando a bola para trás, por baixo de suas pernas, em direção ao Holder (H) (em
caso de chute de pontuação) ou ao Punter (P) (em caso de chute de devolução).
É uma tarefa mais difícil do que parece, já que o Long Snapper (LS) deve acertar o passe exatamente nas mãos de um jogador para o qual não está
olhando e que está posicionado 7 jardas atrás (no caso de um chute
de Ponto Extra ou Fiel Goal) ou até 15 jardas recuado (no caso de um Punt).
Esta é certamente a posição de menos glamour do futebol americano. Quase nunca o nome do Long Snapper (LS) é lembrado, exceto nos casos
em que ele comete um erro.
Holder – H
Camisa: Indefinido
Camisa: Indefinido
Em campo: 1
Seu trabalho é receber a bola e apoiá-la de pé contra o solo para que o Kicker (K) a chute.
Por ter um papel muito pequeno, não existe um jogador especialista na posição. Normalmente o Quarterback (QB) reserva assume a tarefa.
Há uma razão para isso: se algo der errado no snap e o Kicker (K) não puder
chutar, o Holder (H) pode tentar lançá-la para alguém. Além disso, torna-se
possível executar as chamadas Tricky Plays (jogadas surpresas), em que
apenas finge-se um chute para, na verdade, tentar um passe.
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O HOLDER (H)
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O Kicker (K) é o responsável pelo Kickoff (chute de inicio ou reinício de partida), Ponto Extra (chute após um Touchdown (TD), que vale um ponto se passar pelas traves),
e pelo Field Goal (chute que vale três pontos se passar entre as traves).
Ele entra em campo apenas para essas três tarefas. O ápice da carreira de
um Kicker (K) é poder chutar o Fiel Goal da vitória.
O termo Field Goal Range é muito comum no Futebol Americano. Ele indica a distância máxima em que existe chance real de um Kicker (K)
acertar seu chute. Essa distância, obviamente, varia de chutador para
chutador, mas, em média, é de 50 jardas. Mas é preciso lembrar que
as traves ficam no fundo da Endzone (a 10 jardas do fim do campo
de jogo) e que, durante o procedimento padrão de chute, a bola é
recuada, em média, 7 jardas do ponto onde foi iniciada a jogada. Assim,
considere-se que um time está em Field Goal Range quando ele consegue
levar a bola até a linha de 33 jardas do adversário.
O futebol americano influenciou muito os Kicker (K) a partir dos anos 60. Até então, usava-se o estilo Straight-Ahead (para os brasileiros, é o
famoso “chute de bico”). Tão logo a bola era apoiada no chão pelo Holder (H), o chutador vinha em linha reta e acertava a bola com a ponta
da chuteira. O chutador Lou “The Toe” Groza, que jogou no Cleveland
Browns de 1947 a 1967 e hoje está no Hall da Fama, acertou apenas
58% dos chutes ao longo de sua carreira usando o chute de bico. Em meados
dos anos 60, surgiu o Soccer Style, graças ao Kicker (K) Pete Gogolak, que
era descendente de Húngaros e fã da bola redonda. Hoje, só se usa esse
modo de chutar, que se caracteriza pela corrida em diagonal, usando o
peito do pé para atingir a bola – como um jogador de soccer ao
cobrar uma falta. A eficiência aumentou drasticamente e, atualmente,
um índice de 90% é comum.
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Punter – P
Camisa: 1-19
Em campo: 1
O Punter (P) é o chutador acionado para devolução da posse de bola. Ou seja, não visam anotar pontos, mas sim colocar o adversário em
uma posição de campo desconfortável ao adquirir a posse de bola.
Ao contrário do Kicker (K), que chuta com a bola apoiada no chão, o Punter (P)
deve segurar a bola, soltá-la e chutá-la ainda no ar.
Algumas características denotam a habilidade de um Puntar. A primeira é o chamado Hang time. Esse termo refere-se ao tempo em que a bola
fica no ar após ser chutada. Quanto maior ele for, melhor para o time que
está chutando, pois seus jogadores poderão se aproximar mais
do Kick Returner adversário.
Outra virtude de um bom Punter (P) é colocar a bola Inside Twenty. Ou seja, executar o chute de forma que a bola caia além da linha de 20 jardas
do adversário e “morra” por ali, sem sair para a Endzone (que causaria
um Touchback).
Os melhores Punters (P) costumam ser exímios na arte do Coffin Corner (expressão que significa, ao pé da letra, “canto do caixão”). Isto significa
chutar a bola de modo que ela saia pela lateral de campo, entre a linha
de 5 jardas e a Endzone adversária – o que deixa o time oposto em
péssima situação de campo no início de sua campanha de ataque.
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Kick Returner (retornador) – KR
Camisa: Indefinido
Em campo: 1-2
Normalmente, o Kick Returner (KR) é um jogador rápido e ágil, que durante a partida costuma atuar como Running Back (RB), Wide Receiver (WR) ou até mesmo Cornerback (CB).
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