segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O TEMPO DE JOGO

O TEMPO DE JOGO

Uma partida de futebol americano tem 1 (uma) hora de tempo de jogo (bola rolando) dividido em 4 PERÍODOS DE 15 MINUTOS CADA. 

O intervalo entre os períodos é de 2 minutos. O intervalo de jogo na sua metade é de 12 minutos. O relógio do estádio é quem oficialmente controla o tempo de jogo (GAME CLOCK). 

Se uma partida terminar empatada no seu tempo regulamentar uma prorrogação de 15 minutos sera adicionada até que uma equipe anote pontos e vença a partida. Em partidas de Pré-Temporada e Temporada Regular, a prorrogação só tera um único período de 15 minutos, se nenhuma equipe anotar pontos a partida oficialmente terminará empatada. 

Em partidas de Playoffs (Pós-Temporada), não pode existir empate, portanto serão jogadas quantas prorrogações sucessivas forem necessárias até que se determine um vencedor dentro de campo. Se o Game Clock deixar de funcionar ou apresentar falhas por algum motivo o Line Judge será o responsável pela cronômetragem oficial da partida. 

  • No Kickoff (chute inicial) ou após a anotação de pontos (Touchdowns (TD), Field Goals e Safeties), o cronômetro só vai ser dsiparado após a bola ser tocada legalmente por um jogador dentro de campo;
  • No caso de um jogador que irá retornar um chute (Kickoff ou Punt) pedir um "fair catch" significando que ele não irá para a jogada o cronômetro só irá começar a contar o tempo no Snap seguinte;
  • O Referee adiciona o tempo que for necessário para atender um jogador lesionado dentro de campo (na realidade o relógio está parado quando alguém se machuca) ou ainda para reparar algum equipamento de proteção dos jogadores.
  • Numa troca de posse de bola de uma equipe para outra o tempo só começa a rodar a partir da colocação da bola em jogo através do "Snap"
  • IMPORTANTE ***** Com exceção dos 2 últimos minutos do primeiro e segundo tempo e os 5 minutos do último período, o relógio de jogo não deve parar mesmo quando o jogador sair de campo (out of bounds) a partir de uma jogada da Linha de Scrimmage, ou ainda quando a penalidade é declinada, à partir do momento da sinalização do Referee o cronômetro deve ser disparado.
 PLAY CLOCK

Junto com o Game Clock existe uma outra cronômetragem de tempo paralela, que controla o tempo para a bola ser colocada em jogo, o Play Cock (relógio de jogada). 
O tempo entre uma jogada e outra é de 40 segundos, ou seja, a partir do final de uma jogada até o "Snap" da bola para o Quarterback (QB), uma equipe tem 40 segundos para colocar a bola em jogo. Esse tempo pode ser diminuido para 25 segundos se tivermos algum atraso na partida e alguma parada administrativa, tempo da TV, jogador lesionado, etc... 
TIME OUTS 

Cada equipe tem direito à 3 pedidos de tempo (Time-Outs) em cada metade do jogo. Cada "Time Out" tem a duração de 1 minuto e 50 segundos, o Back Judge é responsável pelo controle desse tempo, ele deve apitar para sinalizar que o tempo expirou.
  • Se a TV utilizar esse pedido de Time-Out) para algum comercial o tempo do "Time-Out" é reduzido para 30 segundos;
  • Os times podem fazer pedidos de tempo consecutivos, mas já a partir do segundo pedido o tempo será reduzido para 30 segundos;
  • Quando no entender do Referee, o nível de barulho produzido pela torcida impedir que os jogadores de ataque de uma equipe escutem os sinais do Quarterback (QB), ele pode fazer uma série de procedimentos que resultam na perda de um "Time-Out" ou ainda uma penalidade de 5 jardas contra o time de defesa. 
  • Faltas que ocorrem dentro dos 5 minutos finais do último período bem como nos 2 minutos finais do primeiro tempo resultam no inicio da contagem de tempo após a bola ser colocada em jogo através do "Snap";
  • Ainda dentro de 2-minute warning se um Time de Defesa que está perdendo a partida cometer uma falta quando não tem mais "Time-Outs" para pedir e faltam 40 segundos para zerar o tempo no cronômetro o Time de Ataque pode declinar essa Penalidade e fazer com que o tempo de jogo expire.
  • Mais interessante ainda se dentro do 2-minute warning o jogo está empatado ou a equipe que está perdendo tem a posse de bola e não tem mais "Time-Outs" para pedir e essa equipe "ganhou" mais um Time-Out por causa da lesão de um jogador do seu time, essa equipe não poderá colocar a bola em jogo antes que passem pelo menos 10 segundos no Game Clock.

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