quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ENTENDA O FUTEBOL AMERICANO

Regras básicas e dicas sobre o futebol americano:

Apesar de parecer apenas um esporte violento e feito para jogadores brutamontes, o futebol americano é um dos esportes coletivos mais fascinantes e democráticos do mundo. O jogo tático e estratégico, o trabalho de equipe e a destreza técnica de Quarterbacks (QB) e Receivers são algumas das virtudes imbatíveis desse esporte, que também possui uma das ligas e jogos mais organizados e bem promovidos entre todos os esportes.

Agora vamos expor as regras básicas do futebol para que qualquer um consiga assistir e curtir um simples jogo (que, no Brasil, é transmitodo pela a ESPN).

Então vamos lá.

O objetivo.

Fazer mais pontos que o adversário.

Por exemplo: Ganhador 21×14 Perdedor.

Como se faz pontos.

Touchdown:

O tipo mais venerado de pontuação e vale 6 pontos. O jogador do time tem que entrar na “End Zone” (espécie de grande área) do adversário com o domínio da bola.

Cada Touchdown (TD) dá direito a outro(s) ponto(s): você pode escolher entre um chute de 1 ponto (Gol Extra) ou uma nova tentativa de jogada para a End Zone, que vale 2 pontos. 

Normalmente os times escolhem a primeira opção (Gol Extra), e provavelmente é esse chute que a maioria dos brasileiros vê e confunde com o Touchdown (TD). Mas o objetivo número 1 mesmo é o Touchdown (TD), e não esse chute por cima da trave.

(Após um Touchdown (TD) e Ponto Extra o time que marcou volta a linha de 35 jardas do seu campo e deve devolver a bola ao outro time com um chute.)

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Field goal:

A segunda forma de se fazer pontos é através de um chute de qualquer lugar do campo que deve passar entre as traves invertida e vale 3 pontos. Diferente do Ponto Extra o Filed Goal é usado quando o time que está no ataque não consegue chegar ao Touchdown (TD). Mas não é fácil, por isso o time tenta chegar o mais perto possível da trave, e só então chutar. “Perto”, no caso, é algo entre 20 e 40 jardas. A partir de 50 já é um chute difícil, e a partir de 60 praticamente nenhum time tenta.

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Safety:

Acontece quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria End Zone e vale 2 pontos.

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Como se faz Touchdown (TD) ou Field Goal:

Em resumo, indo em frente. Avançando no campo em direção à End Zone adversária. O campo é dividido em jardas (1 jarda = 0.9144 metros), e cada linha branca curta significa uma marca de 5 jardas. Todos os campos tem as marcas de linha curta (5 jardas) e linhas completas, de lateral a lateral (10 jardas), que contém os números grandes.

"Down", grave esse nome. Cada Down significa uma tentativa de correr 10 jardas no campo. E de 10 em 10 jardas você chega à End Zone do adversário. Fácil, né.

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Agora a parte mais complexa: seu time tem 4 Downs disponíveis para tentar correr essas 10 jardas. Elas podem se somar: no primeiro Down você consegue avançar 3 jardas, no segundo 4 e no último mais 6, pronto, deu 10 ou mais jardas como no exemplo abaixo.

Mas pode ser numa jogada só: a bola é movida (snap) e um jogador com a posse de bola corre 10 jardas ou faz um passe para alguém a 10 jardas ou mais do objetivo. Pronto, tem direito a mais um “First Down”, ou seja, ter mais 4 Downs disponíveis, pra avançar um novo trecho de 10 jardas.

(Note em jogos na TV que junto ao placar sempre é informado qual down está e quantas jardas faltam para se conseguir um novo “First Down”. Se diz 1st & 10, quer dizer que é a primeira jogada e faltam todas as 10 jardas para uma nova conquista. Se diz 2nd & 7, quer dizer que você já andou 3 jardas no primeiro down, e está indo pro segundo. Se diz 3rd & 1, quer dizer que só falta 1 jarda e você está na terceira tentativa.)

(Na Imagem a Linha de Scrimmage em Azul. A Linha Amarela deve ser ultrapassada para ter direito a mais um “First Down”, ou seja, ter mais 4 Downs disponíveis, pra avançar um novo trecho de 10 jardas. Neste caso o time de Azul está atacando e o time de Branco está defendendo. Como podemos ver na imagem, o time de Azul está na terceira jogada e faltam 5 jardas para uma nova conquista).

Como saber onde é o início e o final de cada conjunto de 10 jardas? Na transmissão da TV é fácil: onde o jogador começa a jogada, com a bola no chão, é o início (Linha em Azul na imagem à cima); onde há uma linha amarela, gerada pelo computador, é onde termina. Se você está no estádio, a marca-objetivo das 10 jardas é sinalizada por dois sujeitos que seguram um poste laranja em cada lateral do campo conhecido como "pirulito".

Sobre o “Quarto Down”. Você vai notar que, apesar de ter 4 Downs pra avançar 10 jardas, a maioria dos times só usa 3 para tentar avançar, e se não conseguir, prefere o “Punt”, que é um chute de reposição com o objetivo de botar a bola o mais longe possível do seu próprio campo para que o outro time tenha que correr mais jardas para marcar. Por que isso? Porque se você não conseguir avançar na quarta tentativa, ou seja no “Quarto Down”, você perde a bola onde ela está, e geralmente é em um lugar bom para o time adversário – meio do campo ou na sua metade.

Como se conquistam jardas?

Em suma indo em frente. Se a bola tá com você, dê um passo à frente e pronto, você conquistou uma jarda. No jogo de verdade, isso é bem difícil, pois há 11 defensores atentos do outro lado defendendo cada jarda adversária (e eles só defendem, pois no futebol americano há um time inteiro de Defesa e outro time inteiro de Ataque). É um jogo de pontos baseado num jogo territorial. Há duas maneiras principais de ir em frente: via “chão”, ou seja, correndo com a bola, ou via “ar”, através do passe. Há jogadores especializados nos dois tipos de ganho de jardas. Veja os nomes das posições, como sugerem suas funções: Running Back (RB) e Wide Receivers (WR).

Perder jardas também é possível. Basta que o time adversário pressione e faça você andar para trás. Ou então o seu time fazer uma falta e ser penalizado com, por exemplo, 5 ou 10 jardas. Aí ao invés do seu time ter 4 Downs para conquistar 10 jardas, terá os mesmos Downs pra correr 15 ou 20 jardas.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE AS PENALIDADES.

Como impedir um time de conquistar jardas.

O objetivo mais nobre da Defesa é retomar a posse de bola. Ou você faz isso indo em direção a ela e arrancando do adversário, seja impedindo fisicamente os jogadores do outro time ou interceptando a bola, ou defendendo tão bem que o adversário não consiga avançar 10 jardas em 4 tentativas, e tenha que devolver gentilmente a bola pra você (através do Punt).

Três conquistas de defesa são especialmente comemoradas:

  • A interceptação, que é quando você pega a bola do adversário em um lançamento ou passe.

  • Um “tackle” (ou “Sack”, se for no Quarterback (QB)), movimento onde se alcança e leva ao chão o adversário que está carregando a bola.

  • “Fumble”, quando a bola escapa da posse de um jogador, que acontece normalmente após um Tackle.

Note que, a Defesa não fica só na marcação, mas há também um “Bote” nos jogadores-chave da jogada em andamento para que eles percam a bola ou jardas, são as famosas "Blitz".

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE OS TURNOVERS - PERDA DA POSSE DA BOLA

Os jogadores.

ATAQUE (SAIBA MAIS SOBRE OS JOGADORES DO ATAQUE)

DEFESA (SAIBA MAIS SOBRE OS JOGADORES DA DEFESA)

ESPECIALISTAS (SAIBA MAIS SOBRE OS JOGADORES ESPECIALISTAS)

Ai está o básico do futebol americano e com isso você já vai começar a entender os jogos que assistir.

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