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Regras básicas e dicas sobre o futebol americano:
Apesar de parecer apenas um esporte violento e feito para jogadores
brutamontes, o futebol americano é um dos esportes coletivos mais
fascinantes e democráticos do mundo. O jogo tático e estratégico, o
trabalho de equipe e a destreza técnica de Quarterbacks (QB) e Receivers são
algumas das virtudes imbatíveis desse esporte, que também possui uma das
ligas e jogos mais organizados e bem promovidos entre todos os
esportes.
Agora vamos expor as regras básicas do futebol para que qualquer um
consiga assistir e curtir um simples jogo (que, no Brasil, é transmitodo
pela a ESPN).
Então vamos lá.
O objetivo.
Fazer mais pontos que o adversário.
Por exemplo: Ganhador 21×14 Perdedor.
Como se faz pontos.
O tipo mais venerado de pontuação e vale 6 pontos. O jogador do time tem que entrar na “End Zone” (espécie de grande área) do adversário com o domínio da bola.
Cada Touchdown (TD) dá direito a outro(s) ponto(s): você pode escolher entre
um chute de 1 ponto (Gol Extra) ou uma nova tentativa de jogada para a End Zone, que vale 2 pontos.
Normalmente os times escolhem a primeira
opção (Gol Extra), e provavelmente é esse chute que a maioria dos
brasileiros vê e confunde com o Touchdown (TD). Mas o objetivo número 1 mesmo
é o Touchdown (TD), e não esse chute por cima da trave.
(Após um Touchdown (TD) e Ponto Extra o time que marcou volta a linha de 35 jardas do
seu campo e deve devolver a bola ao outro time com um chute.)
A segunda forma de se fazer pontos é através de um chute de qualquer
lugar do campo que deve passar entre as traves invertida e vale 3
pontos. Diferente do Ponto Extra o Filed Goal é usado quando o time que
está no ataque não consegue chegar ao Touchdown (TD). Mas não é fácil, por
isso o time tenta chegar o mais perto possível da trave, e só então
chutar. “Perto”, no caso, é algo entre 20 e 40 jardas. A partir de 50 já é
um chute difícil, e a partir de 60 praticamente nenhum time tenta.
Acontece quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria End Zone e vale 2 pontos.
Em resumo, indo em frente. Avançando no campo em direção à End Zone
adversária. O campo é dividido em jardas (1 jarda = 0.9144 metros), e
cada linha branca curta significa uma marca de 5 jardas. Todos os campos
tem as marcas de linha curta (5 jardas) e linhas completas, de lateral a
lateral (10 jardas), que contém os números grandes.
"Down", grave esse nome. Cada Down significa uma tentativa de
correr 10 jardas no campo. E de 10 em 10 jardas você chega à End Zone do
adversário. Fácil, né.
Agora a parte mais complexa: seu time tem 4 Downs disponíveis para
tentar correr essas 10 jardas. Elas podem se somar: no primeiro Down
você consegue avançar 3 jardas, no segundo 4 e no último mais 6, pronto,
deu 10 ou mais jardas como no exemplo abaixo.
Mas
pode ser numa jogada só: a bola é movida (snap) e um jogador com a posse
de bola corre 10 jardas ou faz um passe para alguém a 10 jardas ou mais
do objetivo. Pronto, tem direito a mais um “First Down”, ou seja, ter
mais 4 Downs disponíveis, pra avançar um novo trecho de 10 jardas.
(Note em jogos na TV que junto ao placar sempre é informado qual down
está e quantas jardas faltam para se conseguir um novo “First Down”. Se
diz 1st & 10, quer dizer que é a primeira jogada e faltam todas as
10 jardas para uma nova conquista. Se diz 2nd & 7, quer dizer que
você já andou 3 jardas no primeiro down, e está indo pro segundo. Se diz
3rd & 1, quer dizer que só falta 1 jarda e você está na terceira
tentativa.)
(Na Imagem a Linha de Scrimmage em Azul. A Linha Amarela deve ser ultrapassada para ter direito a mais um “First Down”, ou seja, ter
mais 4 Downs disponíveis, pra avançar um novo trecho de 10 jardas. Neste caso o time de Azul está atacando e o time de Branco está defendendo. Como podemos ver na imagem, o time de Azul está na terceira jogada e faltam 5 jardas para uma nova conquista).
Como saber onde é o início e o final de cada conjunto de 10 jardas? Na
transmissão da TV é fácil: onde o jogador começa a jogada, com a bola no
chão, é o início (Linha em Azul na imagem à cima); onde há uma linha amarela, gerada pelo computador, é
onde termina. Se você está no estádio, a marca-objetivo das 10 jardas é
sinalizada por dois sujeitos que seguram um poste laranja em cada
lateral do campo conhecido como "pirulito".
Sobre o “Quarto Down”. Você vai notar que, apesar de ter 4 Downs pra
avançar 10 jardas, a maioria dos times só usa 3 para tentar avançar, e
se não conseguir, prefere o “Punt”, que é um chute de reposição com o
objetivo de botar a bola o mais longe possível do seu próprio campo para
que o outro time tenha que correr mais jardas para marcar. Por que
isso? Porque se você não conseguir avançar na quarta tentativa, ou seja no “Quarto Down”, você perde a bola onde ela está, e geralmente é em um lugar bom
para o time adversário – meio do campo ou na sua metade.
Como se conquistam jardas?
Em suma indo em frente. Se a bola tá com você, dê um passo à frente e
pronto, você conquistou uma jarda. No jogo de verdade, isso é bem
difícil, pois há 11 defensores atentos do outro lado defendendo cada
jarda adversária (e eles só defendem, pois no futebol americano há um
time inteiro de Defesa e outro time inteiro de Ataque). É um jogo de
pontos baseado num jogo territorial. Há duas maneiras principais de ir
em frente: via “chão”, ou seja, correndo com a bola, ou via “ar”,
através do passe. Há jogadores especializados nos dois tipos de ganho de
jardas. Veja os nomes das posições, como sugerem suas funções: Running Back (RB) e Wide Receivers (WR).
Perder jardas também é possível. Basta que o time adversário pressione e
faça você andar para trás. Ou então o seu time fazer uma falta e ser
penalizado com, por exemplo, 5 ou 10 jardas. Aí ao invés do seu time ter
4 Downs para conquistar 10 jardas, terá os mesmos Downs pra correr 15 ou
20 jardas.
Como impedir um time de conquistar jardas.
O objetivo mais nobre da Defesa é retomar a posse de bola. Ou você faz
isso indo em direção a ela e arrancando do adversário, seja impedindo
fisicamente os jogadores do outro time ou interceptando a bola, ou
defendendo tão bem que o adversário não consiga avançar 10 jardas em 4
tentativas, e tenha que devolver gentilmente a bola pra você (através do Punt).
Três conquistas de defesa são especialmente comemoradas:
A interceptação, que é quando você pega a bola do adversário em um lançamento ou passe.
Um “tackle” (ou “Sack”, se for no Quarterback (QB)), movimento onde
se alcança e leva ao chão o adversário que está carregando a bola.
“Fumble”, quando a bola escapa da posse de um jogador, que acontece normalmente após um Tackle.
Note que, a Defesa não fica só na marcação, mas há também um “Bote” nos
jogadores-chave da jogada em andamento para que eles percam a bola ou
jardas, são as famosas "Blitz".
Os jogadores.
Ai está o básico do futebol americano e com isso você já vai começar a
entender os jogos que assistir.
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